Você Sabia?

Jucelino Kubicek

Juscelino Kubitschek, o mineiro de Diamantina/MG e então presidente do Brasil mais conhecido como JK: O presidente que modernizou o Brasil. Seu lema: Cinquenta anos em cinco.

Segundo pesquisas e estudos genealógicos, a origem da sua família foi da República Tcheca. Os indícios apontam que a família do presidente tem raízes na antiga Tchecolováquia (hoje Republica Tcheca), na cidade de Trebon.

O bisavô materno de JK (tcheco chegou ao Brasil em 1980. Casou com brasileira, conhecida como Fona Júlia. Desta maneira se proliferou a família de origem Tcheca em Minas Gerais no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em busca da bunda perfeita.

Uma das vantagens de sair conhecer outros países e culturas é adquirir o poder de comparação, sobre o que não tem em seu país e existe nos outros, ou o que existe em comum entre eles.

Já em meu primeiro dia, tive uma descoberta !

Não só no Brasil, a bunda é muito importante! Diria que aqui a bunda é essencial para sobrevivência! O legal é que procuramos com o mesmo objetivo, nos esquentar...

À medida que o tempo passa, mais vejo propagandas de bundas nas ruas. Aqui vendem bundas de todos os preços, tamanhos e cores, para qualquer gosto. Está ficando cada vez mais comum ver pessoas desfilando orgulhosamente com suas bundas à mostra. Outra semelhança com o Brasil, é que uma bunda só não é suficiente para o povo daqui, eles querem sempre mais. Como eu tinha somente uma que trouxe na viagem, decidi comprar mais uma, pois uma só não estava sendo suficiente.

Claro! Escolhi uma preta e macia, muito bonita por sinal!

Ah! Esqueci de explicar... Seria um escândalo se "Bunda", em Tcheco, não significasse, simplesmente, "casaco". Até hoje não consigo deixar de rir quando vejo uma propaganda de "bunda" na rua, ou mesmo quando as pessoas saem falando por ai sobre elas e citam, inevitavelmente, o nome da "coisa".

No inverno é cada dia mais frio. É normal fazer 1, 2 graus e  temperatura negativa. É incrível, os nativos não está  frio. Quando vier a Republica Tcheca no inverno, já sabe onde investir as economias: bundas! E vai precisar de muitas bem quntinhas!

Será preciso também investir em luvas, cachecóis, sapatos próprios para o inverno e acessórios. Assim poderá aproveitar o máximo o frio e ter o prazer de tomar um delicioso chocolate quente ou svařák -  entre outras outras delícias se escondem no inverno.

Palavras & Semelhanças

 

Existem palavras em Tcheco que se escrevem como em Português, mas tem significados diferentes ou até opostos.

Este é um grande incêntivo para aprender o idioma. Embora existem sete tipos de declinações gramaticais, vários acentos na mesma palavra e possuir pronúncia diferente. Algumas semelhanças nos fazem lembrar que ainda estamos no mesmo planeta.

Precebe-se que o idioma é difícil, mas não impossivel!

Confira alguns exemplos e começe a treinar o vocabulário.

Palavras & Semelhanças  
Armáda exército
Avocado abacate
Bunda casaco
Cibule cebola
Kurva prostituta
Epizoda episódio
Hora montanha
Kola bicicleta
Mobil celular
Pes cachorro

 

Os transportes magníficos

Que inveja! A perfeição para transportes públicos, ônibus e trens com valores mais que acessíveis. Inacreditável! Com apenas R$ 55, 00, com o cartão de transporte (estudante paga ainda menos/metade) é possível se locomover por um mês, quantas vezes quiser, sendo do ônibus ou tramvaj (trem)!
 

É tudo que meu amado Brasil precisa! Como tive oportunidade de trabalhar na área, sei que este é um desejo de muitos brasileiros independente do estado. Todos tem a visão que será o melhor e dará mais qualidade de vida ao nosso povo, diminuir acidentes, contribuir com o meio ambiente, com o bolso dos brasileiros, será outro grande salto para despontar a economia!

A conexão da República Tcheca com outros países é excelente. Com 1 ou 2  horas de ônibus, trem ou avião desloca-se para outro país, outro idioma outra cultura. E por um preço super barato. 

É mágico e curioso tentar entender, como as pessoas podem morar em países tão próximo e ter hábitos, idiomas, cultura, e até horários tão diferentes. Super interessante! Este pode ser um dos motivos que os europeues tem visão ampla, muita vezes contrárias.

Hockey no gelo

O hockey no gelo é o esporte mais famoso na República Tcheca, seus jogadores possuem fama internacional, tendo como atuais jogadores populares Patrik Elias, Jaromir Jagr, Tomas Kaberle, Filip Kuba, Michal Rozsival, Radim Vrbat, entre outros nomes.

Como no Brasil em época de copa do mundo; na República Tcheca também acompnaha com euforia as competições. Todos vestem a caisa de seu time e vão para as ruas torcer.

Nas praças de principais cidades colocam telões e junta aglomerado de pessoas, para vibrar e mandar energia positiva para suas equipes preferidas.

Campeonato Mundial de vôlei feminino

Falando em esportes, em Junho deste ano a cidade de Brno, 2ª maior cidade da República Tcheca, sediou o Campeonato mundial de volei feminino, categoria juvenil. Onde o Brasil teve medalha de bronze por conquistar o 3 lugar. Parabéns Brasil.

Proverbios Tchecos

As expressões, palavras e provérbios populares, expressam muito sobre os hábitos e cultura de um povo.
Conhecer estas expressões é um dos meios de conseguir mais interação com os nativos e aumentar sua capacidade de entendimento da cultura local.
Isso pode também, ajudar a interagir com os nativos, mesmo que utilizando estas expressões em outro idioma (inglês por exemplo), os nativos vão entender o que pretende dizer e terá o sentimento que vocês "falam a mesma lingua.  Veja abaixo alguns dos provébios utilizados na República Tcheca.
 "The more languages you know, the more human you are."

Cerveja Verde

No feriado mais conhecido como Sexta-feira Santa, em Brno, a 2 maior cidade da República Checa, celebra-se tomando CERVEJA VERDE!

Este dia aqui, não se celebra esta data como um feriado nacional.

A cerveja é muito especial e saborosa todos moradores e turistas aguardam ansiosos por esta data e testar a cerveja com cor e sabor  diferente.

Falando em cerveja, a República Tcheca famosa por ser campeã em consumo de cerveja na Europa. As marcas mais conhecidas oferecem o copo com 0.5 L e o valor mais barato que agua. Espetecular!

Green Thursday

Nome & Sobrenome

Para registrar nomes de recém nacidos existem regras que se aplicam a todo o país.

Devido a esta regra, é possível encontrar várias pessoas com mesmo nome e sobrenome.

Ao morar mais de um mês aqui, com certeza vai ter no mínimo 3 amigos chamados: Katarina, Petr, Pavel, Josef.

 

Outra curiosidade, está nos sobrenomes femininos. No final do sobrenome é adicionado a declinação OVÁ. Esta declinação surge para lembrar a posse ou origem pelo pai ou mariodo após o casamento. Mostrando a origem de ou do. Por exemplo do marido ou pai. Então: o sobrenome Silva, ficaria SilvoKová.

Existe também a possibilidade de traduzir seu sobrenome para o Tcheco e adicionar a declinação, por exemplo, meu sobrenome é Domingos, traduzindo para o Tcheco seria Neděle, como preciso da declinação OVÁ, o sebrenome passa a ser Nedělová. 

A alteração de nomes adaptada ao país, se torna uma brincadeira engraçada e muitas vezes passa a ser seu apelido, enquanto sua estadia.

Aniversário de nome

Todos os dias no calendário Tcheco, é indicado para comemorar um nome, ou seja cada nome tem seu dia.

O Svátek, dia de seu nome.

Os nomes típicos do país que esta registrado no livro, tem seu dia de comemoração. Alguns acompanham as mesmas data de Dia Santo, como São José, São Paulo, São João.

Para quem não tem nome de Santo, ganha também um dia especial no calendário, onde pode comemorar a data com os amigos e até ganhar presentes.

Maternidade - República Tcheca

Liderando o cenário de uma das mais baixas taxas de natalidade entre os países Europeus, a República Tcheca apresenta apenas 4,8% de taxa de nascimento anual (2014) Caomparado ao Brasil, a taxa de natalidade chega a ser aé 5 vezes maior.

 

Esta estatística é um dos granes motivos para o governo Tcheco criar o programa de incentivo a natalidade, assim os Tchecos podem ter mais filhos e contribuir para o índice de aumento a população jovem do país. Este programa abrange também aos estrangeiros que possuem visto no país para mais de um ano de residência temporária.  

Confira abaixo alguns benefícios, direitos e informações referentes a licença no trabalho durante o período de licença materniade na República Tcheca.

 

Início de gravidez: Nós primeiros meses de gravidez, onde ainda é considerado um período de risco, a mãe não tem obrigação de contar a empresa sobre a maternidade. Somente após este período, geralmente 3 meses, é obrigatório informar a empresa e dar a boa notícia. 

 

Após contar ao gerente sobre a gravidez, poderá iniciar a conversa para combinar o período de até quando a mãe deseja trabalha, sendo que a licença pode ser solicitada até 8 semanas antes do nascimento.

Geralmente no sexto mês de gravidez, a mãerecebe uma ajuda de custo, referente ao primeiro pagamento de licença maternidade, esse valor ajuda a organizar a chegada do baby.

Então inicia o período de licença, que varia entre 1 a 4 anos de afastamento remunerado do trabalho. Durante este período será liberado um valor total que são distribuídos pelo tempo de licença determinado pela mãe. Ou seja, se ela escolher 2 anos receberá um valor mensal maior do que se optar por 4 anos. O valor da licença maternidade remunerada será em 200 mil Coroas Tchecas.  

 

Outro incentivo para a natalidade no país seria a licença paternidade, ou dias livres do trabalho, este período varia de 5 a 30 dias, porém depende da empresa para conceder o benefícios aos papis, na maioria dos casos acaba por pela concessão e férias, então o papai também pode curtir os prieiros dias do baby em casa.

Durante o período de afastamento do trabalho, a mãe receb o direito de guardar na empresa a mesma função e posição que execia. Ao retornar (geralmente após 2 anos), a mãe recebe apoio para se adaptar a nova rotina e as mudanças ocorridas na empresa, cm ressalva de até seis meses sem poder ser demitida do cargo.

No entanto, mesmo com vários benefícios de incentivo a natalidade oferecido pelo governo, a taxa de nataidade ainda mantém se baixa, pois muito casais não desejam ter filhos ou preferem ter após os 30, 35 anos. As mulheres priorizam a carreira profissional, desta maneira desejam ter filhos após se estabilizarem financeiro e emocionalmente. 

Tirar os sapatos quando se visita a casa dos Tchecos

 



Na verdade esta não e uma regra ou obrigação a ser seguida, mas aqui e bastante comum a pratica de tirar os sapatos ao entrar em uma casa para uma visita.
Este habito e adotado pela maioria dos Tchecos, que oferece pantufas ou croc para as visitas que recebem em casa, ou os visitantes podem trazer as suas. Vale também ficar de meia ou ate descalço.
O motivo poderia ser pela estação do ano, que são bem definidas. Por exemplo, no inverno além da neve que vem da rua, depois que o gelo derrete vira um barro, então pode sujar muito o piso ou carpete da casa. No inverno e comum a administração publica jogar sal e pequenas pedras de granizo para evitar escorregas e ajudar a descongelar o gelo mais rápido.
Por isso a pratica de tirar os sapato para evitar que as pedras e gelo sujem ou arranhem o piso (madeira), então o recomendado e deixar os sapatos do lado de for da casa ou apartamento. E muito comum no hall de entrada um espaço especifico para botas e sapatos.
No outono existem bastante folhas secas que caem das arvores, quando chove vira uma grande lama em seu pé, por isso também tira se os sapatos ao entrar em casa.
Neste caso ao visitar um Tcheco, convém sempre perguntar se tira os sapatos ou não, na duvida apenas tire os sapatos, assim evita constrangimentos.

De A a Z 

Nomes mais comuns em Tcheco

 

Nomes Femininos

Nomes Masculinos

A: Adriana - Agáta –Agnes –Anežka –Alexandra - Alice –

Amálie - Anastázie – Andrea - Andela - Angelika - Anita - 

Anna - Antonie - Alzbeta 

B: Barbora – Beáta – Bronislava - Brigita

C: Cecílie

D: Daniela – Denisa – Diana - Dita

E: Edita – Eliška - Emílie – Erika - Ester - Eva

F: Francisca - Františka

G: Gabriela – Gertruda - Gizela

H: Helena - Hana 

I: Irena – Izabela - Ivona

J: Jana- Johana – Josefína – Jindřiška - Judite - Judita, Jitka – Justýna -Jiřina

K: Karina – Kamila – Karla – Karolína – Kristýna -Klára – Klaudie – Kateřina - Květa, Květuše

L: Laura – Lenka – Liliana – Linda – Lucie - Lýdie

M: Magdaléna - Margarete, Margareth – Markéta - Mariana - Maria – Marta – Matylda –

Michaela - Miroslava – Miriam - Monika

N: Naděžda – Natálie – Nikola - Nina - Nora

O: Olívie

P: Pavla - Pavlína

R: Rebeka - Regina – Renata - Rose – Růžena - Rút

S: Šarlota – Stela – Sabina – Sabrina – Sandra – Sára - Simona – Soňa – Štěpánka - Sylvie

T: Tânia – Táňa - Tatiana – Taťána - Teresa, Tereza - Tereza

U: Úrsula - Uršula

V: Valérie –Vendula –Věra –Veronika - Vitória – Viktorie -Violeta - Viola

X: Xênia - Xénie

Y: Yolanda – Jolana

Z: Žaneta – Zdeňka – Žofie – Zuzana

A: Adam – Adolf – Alan – Albert – Alexej - Alexandr – Alfred - 

Alfons – Ambrož - Ámos – Antonín – Artur - Arnošt

B: Bartoloměj – Benedikt – Bernard – Boris - Bedřich

D: Daniel – David –Denis - Dominik

E: Edgar – Edmund – Eduard – Eliáš – Érico -Erik – Evžen

F: Felício – Felix - Filipe – Filip - Ferdinand - - František

G: Gabriel - Gregório – Řehoř – Vilém - Gustav

H: Henrique – Jindřich - Hugo - Hugo

I: Izák - Ivan

J: Jakub – Jeremiáš – Jeroným - Jan- Johan – Jonáš - Jonatán
Jiří - Josef, Jozef – Julián - Julius

K: Karel – Kryštof -Konrád

L: Vavřinec – Leoš – Leonard – Leopold - Luděk – Ludvík - Lukáš

M: Marek – Martin – Matěj – Matouš - Maxmilián – Maxim – Michal - Mojžíš

N: Nicolas - Mikuláš, Mikoláš

O: Oskar – Osvald – Oto - Ondřej

P: Pavel – Patrik - Petr

R: Rafael – Richard – Robert – Rudolf - Řehoř

S: Šimon – Stanislav – Silvestr - Štěpán, Štefan -

T: Teodor – Jakub – Tomáš - Tobiáš

V: Valentýn – Viktor – Vincenc – Valtr - Vilém

X: Xavier - Xaver

Z: Zacarias – Zachariáš - Zdeněk
 

 

 

 

Site em Manutenção!

Estamos revisando nossos servidores! Volte mais tarde

Contato

Mostrar a Tcheca

♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ Musicas para ouvir

Rítmo e criarividade as letras de músicas oferecem conteúdos, atuais, abstratos.

Aborda assuntos sociais e até  polemicos.

Confira no fim da página composições de cantores nativos.

♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫ ♫Musicas para ouvir

Rítmo e criarividade as letras de músicas oferecem conteúdos, atuais, abstratos.

Aborda assuntos sociais e até  polemicos. Confira abaaixo composições de cantores nativos.