Cultura

 

Cercada por histórias, arquitetura, literatura, músicas, filmes e danças.

A cultura Tcheca se mantém e guarda suas tradições.

Acompanha os padrões europeus para eventos e festas como ópera, teatros, apresentações de ballet, mantendo o estilo medieval e artístico para as atividades culturais. Alguns exemplos de filmes clássicos e obras artísticas marcaram a história do país, como " Lásky jedné plavovlásky" (Os amores de uma loira), "Amadeus" de Milos Forman e "Ostre Sledovane Vlaky" ( Trens rigorosamente vigiados) de Jiri Menzel.

Músicas que marcaram época e ainda presente na memória como referência para a história, "La Moudou" de Friedrich Smetana, a obra de Leos Janecek, "A Sinfonia n°9" do Novo Mundo, por Anton Dvorak.

A luta para guaradr as festas e manifestações culturais que ao longo do tempo com as inovações acabam que perdem forças e se tornam esquecidas pelas novas gerações.

 

Um exemplo interessante será em época de páscoa. Em vilarejos a tradição é, as moças cozinham ovos de galinha e pintam com desenhos de artes bem trabalhados. Os rapazes passam de porta em porta com uma "varinha" também enfeitada e com fita nas pontas batem nas costas das moças e dizem a frase "Hody, Hody Doprovadý - Dejte vejce malovaný - Nedáte-li malováný - Dejte aspon Bílý - Slepicka Vám Snése Viný." Então as moças entregam os ovos como um presente e ficam livres da maldição. 

Tradução: Festa, Festa você está amaldoçoado - Dê me ovos pintados - Se não houver pintura - Dê pelo menos ovos brancos - A galinha não tem nenhuma culpa"

Outra tradição ainda frequente nas épocas de Natal, em memória a um bispo chamado Nicolau, que nos dias 05 e 06 de Dezembro distribuía doces e pequenos presentes a crianças pobres.

Esta ação se transformou em ritual ao longo dos últimos 100 anos, onde na época de Natal, três personagens (um anjo, o diabo e São Nicolau) visitam casas e instituições beneficientes e hospitais, perguntam as crianças se  tiveram bom comportamento durante o ano. As crianças que e comportaram bem ganham doces e as que se comprtaram mau ganham um saco cheio de carvão ou até batata podre.

As obras e canções infantis  que ainda embalam as crianças nascidas nesta geração e deixa curiosos quem vista o país e pesquisa pela cultura.  Falar da cultura checa, merece com certeza, páginas de blogs, vídeos e filmes. Num conjunto de informações infinitas.

 

Letra em Tcheco Tradução
Měla babka čtyři jabka 
a dědoušek jen dvě,
dej mi babko jedno jabko,
budeme mít stejně.

Měl dědoušek,měl kožíšek
a babička jupku,
pojď babičko na taneček,
já si s tebou dupnu.

Minha vovó me dê quatro maçãs
meu avô deu me  apenas duas,
Me dê meu avô uma maçã,
então vamos ter também.
Ele era avô tinha pelos,
e saias da avó,
A avó chegou a dançar,
Eu estou com
você eu coloquei meu pé.

 

Tradicoes Tchecas de Natal

LHE DESEJAMOS UM FELIZ NATAL ! PŘEJEME VÁM VESELÉ VÁNOCE !

Do advento à noite de Natal ... O Natal tcheco é tambem  uma festa familiar  com muitos encantos em meio a ambiente mágico.

Desde o advento até a Note de Natal, passando pela celebração de São Nicolau, o período natalino é rico em tradições muito variadas.

O Natal começa quatro domingos antes do dia 24 de dezembro. Esta é uma longa e feliz espera que é simbolizada pelo ritmo das velas que são acesas cada domingo até chegar o dia 24 de dezembro.

Uma das festas mais populares durante o Natal é o dia de São Nicolau, celebrado no dia 5 de dezembro. Acompanhado de um anjo e de um diabo eles presenteiam as crianças que se comportaram bem durante o ano com frutas e doces. As crianças que não se comportaram bem, recebem apenas carvão e batatas!!!

A Carpa de Natal

A carpa é o símbolo do Natal para os tchecos que equivale ao peru de Natal. É por isso que no centro da cidade aparecem, durante este período, numerosos aquários cheios de água e de carpas vivas procedentes dos viveiros do Sul da Boêmia. Frequentemente, as crianças escolhem a carpa que querem comer no Natal. Sendo assim, escolhem também, ainda que indiretamente, quais serão salvas e devolvidas à liberdade dos viveiros ou rios!
De volta à casa, os tchecos não hesitam em usar as suas banheiras para armazena-las, até chegar a noite do dia 24 de dezembro!!!

24 de dezembro

Típico 24 de dezembro "a la tcheca". O dia começa com uma lenda: quem não comer durante o dia verá um porquinho dourado voar pelo céu e esta visão traz felicidade!
No final do dia, a comida tradicional da família é composta por uma sopa de peixe, carpa acompanhada de uma salada de batatas e diversos biscoitos tradicionais.
Depois do jantar, a família reúne-se ao redor da árvore de Natal, onde estão os presentes, que na República Tcheca não são trazidos pelo Papai Noel, mas sim pelo Menino Jesus.

Os pequenos rituais para prever o futuro

Segundo a tradição, a noite de Natal é propícia para descobrir o futuro. Vários costumes permitem revelar o que nos reserva o destino.

As escamas da carpa: Se você põe uma escama da carpa de Natal na sua carteira, terá dinheiro suficiente para o ano seguinte.

A maçã: Corte uma maçã horizontalmente em duas partes e se aparecer uma estrela, ela irá proterger-lhe durante o próximo ano.

As nozes: Se você quebrar 4 nozes seguidas e todas estiverem sadias, então a sua saúde será excelente.

Os sapatos: este ritual é dirigido para as jovens solteiras. Elas devem atirar um sapato para trás (passando por cima do ombro). Se a ponta do sapato fica em direção a uma porta, isto significa que a moça sairá da casa dos pais para casar-se durante o próximo ano.

As cascas das nozes: em uma grande bacia cheia de água, cada membro da família põe a flutuar um barquinho feito com a casca de uma noz com uma vela acesa. De acordo com o trajeto feito pelo barquinho podemos prever o futuro. Se o barquinho atravessa toda a bacia, então o dono do mesmo terá sorte e uma vida longa. Se o barquinho afundar, então é considerado como um mal presságio para o seu dono.

O chumbo: coloque uma colher de chumbo líquido em um recipiente com água. O chumbo irá solidificar-se e, de acordo com a forma que ele tomar, é possível prever o futuro.