Culinária Tcheca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comparada culinária alemã e austríaca, a cozinha Tcheca é composta por cardápios ricos em carnes de porco ou vaca. Seus pratos vem acompanhados a base de batata e arroz. São comidas quentes e pesadas devido a predominar a estação de inverno e temperaturas frias. Os pratos pricipais incluem poucas verduras. 

 

Com o crescimento do turismo no país os bares e restaurantes se especilizaram e adaptaram a receitas inovadoras, para atender e agradar o paladar dos turistas. 

Em consideração a outras capitais e destinos da Europa, Praga tem fama de ser barata e oferecer cardápios combinados com prato principal de entrada, bebidas e sobremesas. Com apenas R$ 20,00 é possível provar uma das especialidades do país e sair satisfeito. 

 

Existem tabém restaurantes para ocasiões especiais, super sofisticados, com comidas elaboradas, onde um jantar para dois pode chegar a R$ 200,00.

A culinária oferece vários pratos que podem ser citados como tradicionais do país. Entre eles se destacam o "Gulas", uma sopa/creme a base de caldo de rês, cebola, pimenta, batatas, com carne de vaca e legumes. O presunto de Praga (pražská šunka), são vários tipos de presunto recheados com natas batidas.

As sopas: um prato muito apreciado na República Tcheca, servidas mesmo no verão antes das principais refeições, na maioria das vezes como "coretsia da casa" as mais populares são: Ceská bramborová (nacional), com cenouras, cogumelos e batatas. A sopa de repolho com bacon (zelňaka) ou sopa de cayos (Drstková), com sabor surpreendente. 

Para os pratos principais (česká národní jídla), este geralmente é a base de carnes, são pratos baratos e saborosos com certeza encanta os amantes de uma boa culinária. Entre os pratos a base de carne são indicados: a Svíčková na smetaně ( carne de rês com nata e frutos do bosque) e o Spanelské ptácky (carne de rês recheada com bacon, cebola e pepino). Confira na página de receitas, alguns exemplos e pratos da culinária Tcheca, são fáceis de preparar.

Bom apetite! Dobou chuť.

Bares, Cafés & Restaurantes

 

Sentir o sabor da República Tcheca, também faz parte da aventura de descbrir o país.

Somente em Praga a capital, existem mais de 2000 mil estabelcecimentos ativos que atendem com maestria a demanda de mais de milhares de visitantes por mês.

São estabelecimentos para todos os tipos de gosto e paladares, atendem também a diversidade de nacionalidade que visitam o país. Dentro os restaurantes com especialidade na culinária Tcheca, estão presentes restaurantes Japonês, Mexicano, Chinês, Tailandês, Indiano, Vietnense, Brasileiro, entre centenas de outras categorias de nacionalidades.  Desta maneira o turista se sente em casa e a vontade durante o período esperado de degustação.   

Com valores mais que acessíveis, a diversidade de pratos, bebidas e lanches completam o quadro de atrativos do país.

Cerveja Tcheca

 

Mais que uma atração turistica, a cerveja Tcheca é um ícone nacional de marca registrada. É um tremendo símbolo que atrai milhares de turistas curiosos para testar a sabor. A bebida está incluída nas principais refeições de um nativo Tcheco, alguns até em café da manhã ou durante ao dia mesmo que seja em expeiente de trabalho.

Possui a fama de ser " a melhor do mundo" talvez porque a primeira vez que se produziu a cervela "loira/amarela" a mais apreciada pelos amantes da bebida, foi na cidade de Pilsen (Plzen) da república Tcheca. A partir desta surgiu a invenção das cervejas modernas.  

Para produzir este preciso líquido na República Tcheca, são apenas três ingredientes - malte (a cevada fermentada), lúpulo (produzido no país) e água da melhor qualidade. 

A receita é simples, mas existe o toque especial, um segredo. São inúmeras variações de sabores. 

Poderá comparar a produção como as de caçacha artesanais do Brasil, as de melhores qualidadessão difíceis de fazer e podem ser produzidas de várias maneiras, assim consegue o diferencial para a qualidade e sabor.

Pela República Tcheca são espahados várias cervejarias, como produção limitada geralmente consumida pela população dos vilarejos. Por isso a produção e exportação de cerveja é também considerada uma forma de  renda secundária para o país.

Confira algumas das marcas mais famosas e vendidas:

Pilsen Urquell - Produzida pela cervejaria que inovou a produção de cereveja. Mais consumida e famosa no paí. Foi indicada por especialistas degustadores de cervejas, entre as 25 marcas imperdíveis do mundo. 

Budweiser (no Brasil, Czechvar) - Produzida na cidade de Céske Budejovice. É a segunda ais consumida e indicada no país.

Starobrno - Produzida na segunda maior cidade da República Tcheca, uma das favoritas entre os nativos e tuistas, co valor mais que acessível, compra-se 0,5 litros da bebida.

Krusovice - Produzida próxima a Karlovy Vary, é a mais escura e um pouco mais amarga, encanta o paladar dos turistas com o sabor diferenciado.

Kofola

 

Campeã em vendas e maior rival da tambem formidável Coca-Cola e Pepsi.
A bebida originou de uma empresa Checoslováquia (localizado em Opava, agora República Checa) em 1959. Com sabor doce-e-azedo, como um xarope de cor escura resultante Kofo tornou-se o principal ingrediente de um novo refrigerante chamado Kofola apresentado como produto em 1960. Durante os anos 1960 e 1970 Kofola tornou-se extremamente populares na Tchecoslováquia comunista porque substituía bebidas à base de cola ocidentais como Coca-Cola ou Pepsi, que não estavam geralmente disponíveis para a venda.

Depois da cerveja e a bebida sem alcool mais solicitada e com certeza uma marca de orgulho para os Tchecos.